sábado, 4 de outubro de 2008


Espaço

Galeria Techne de La Vie







A galeria Techne de La Vie traz através da exposição Linguagens e expressões - Marcas da gravura a fotografia, um tema vastamente retratado em toda historia da arte, gravuras, fotografias e pinturas que retratam aspectos da realidade social vivenciadas pelos artistas em suas respectivas épocas.
A exposição conta com 32 obras expostas no espaço Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves” organizadas na galeria em e configuradas de forma que a mostra estará dividida em três salas, na primeira sala “Sala Sebastião Salgado” teremos 11obras do renomado fotografo brasileiro mundialmente premiado por retratar através de suas lentes a mais brutal das condições humanas a realidade vivida pelas minorias que dialogam em uma linguagem universal. Na segunda sala “Sala Candido Portinari” o espectador encontrará 10 pinturas do artista plástico brasileiro Candido Portinari que expressa através de pinceladas à situação de miséria vivenciada pelo povo brasileiro. Na terceira e ultima sala espectador terá um encontro com um misto da expressão artística, gravuras de Candido Portinari e fotografias de Sebastião Salgado que instigam o publico a reflexões temáticas através de elementos de contraste e similaridades presente nas obras. Onde estarão dispostos em todas as salas textos da constituição brasileira ditando os direitos do cidadão elemento que contrasta o tema da exposição.
Os textos estarão expostos em esferas de acrílico, que estarão pendurados por um fio de nilon fixado no teto. Estando a 1,50 m do limite do chão.
Na entrada da galeria o expectador encontrará um pôster com o nome e o tema da exposição que resume o trabalho proposto pelo curador (a). No hall de entrada o espectador encontrará dois Painéis de abertura um com o texto do curador (diálogo entre as peças e a exposição) e em outra contendo ficha técnicas e a configuração do espaço - disposição das pinturas na galeria.
As obras ficarão dispostas a apresentar um diálogo entre si, tendo foco principal a obra e sua expressão, na “Sala Sebastião Salgado serão utilizados Painéis foam board que serão fixados nas paredes de fundo e laterais, as paredes serão lisas e pretas, a iluminação da sala será de luz natural e ou a própria do Espaço Cultural. Na sala Candido Portinari a iluminação será a meia luz para deixar o ambiente mais aconchegante, com um feche de luz centrado em cada obra, as paredes da sala são lisas e de cor terra.. Na terceira sala as paredes serão brancas e lisas, a iluminação do ambiente e das peças serão luz natural e ou a própria do Espaço Cultural. A Climatização será natural.
O expectador poderá seguir percurso proposto através de panfletos encontrados no hall de entrada sobre uma mesa entre os dois painéis citados acima, nesse panfleto informativo conterá um guia de visitação onde o mesmo poderá acompanhar os períodos e linguagens para melhor compreender a abordagem dos artistas e visualizar de vários ângulos a diversidade de belezas, cores e formas da expressão artística tão distintamente abordadas pelos dois artistas.
A galeria disponibilizará visitas guiadas para grupos: escolares, empresas, entre outras instituições.




Sejam todos bem vindos à exposição

Nenhum comentário: